terça-feira, 23 de novembro de 2010

FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL


O SAQUE

É o ato de enviar a bola da área de saque para a quadra contrária pelo atleta da posição 1, que deverá golpeá-la com parte do braço. Para o golpe, a bola deverá estar solta. Será direcionada para a quadra do adversário e passar por sobre a rede e entre as antenas.É o primeiro ataque do jogo, é importante para o atleta conhecer mais de um tipo de saque. Os mais conhecidos tipos de saque são: Saque por Baixo, Saque por Cima (tipo tênis), Saque Lateral, Saque Lateral por Baixo ("Jornada nas Estrelas") e Saque em Suspensão ("Viagem ao Fundo do Mar")

SAQUE POR BAIXO

É um saque simples e também fácil de executar. De frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, você deve fazer, com o braço direito, um movimento de trás para a frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. A mão que bate na bola poderá estar espalmada ou fechada. Para os canhotos, valem os mesmos movimentos no sentido inverso.

SAQUE POR CIMA (TIPO TÊNIS)

O saque por cima é o mais utilizado no voleibol, pelasvariações que oferece em relação a trajetória da bola, local onde se queira sacar e distância que se queira atingir. Por tudo isso, você deve treinar bastante para uma perfeita assimilação deste saque.

SAQUE LATERAL POR BAIXO("JORNADA NAS ESTRELAS")

O famoso saque de Bernard é um inimigo da recepção. Se com esse tipo de saque o jogador não atingir o ponto direto, pelo menos vai conseguir atrapalhar a preparação das jogadas rápidas. Bernard criou na praia, onde aproveitava o sol e o vento, o saque "Jornada nas Estrelas" e depois o levou para ginásios altos, onde a luz também incomoda a visão da recepção. Para executar o "Jornada", você deve ficar de lado para a quadra, com o ombro direito paralelo à linha de fundo e a perna esquerda ligeiramente à frente. Segure a bola com a mão esquerda. O seu braço direito sai de trás e ataca a bola no ponto mais baixo, depois que ela foi lançada pela mão esquerda. O saque "Jornada nas Estrelas" é bastante difícil, por isso o atleta deve ter uma boa dosa de coragem para executá-lo em jogo.

SAQUE EM SUSPENSÃO ("VIAGEM AO FUNDO DO MAR")

Este saque caracteriza-se por ser bastante ofensivo e muito rápido. Sua virtude é a violência e conseqüentemente se assemelha a uma cortada. Realmente a sua execução é igual a de uma cortada com levantamento do próprio atacante. Para executá-lo, você deve dar três passos, sendo que dois passos segurando a bola. No final do segundo passo, lance a bola um pouco para frente e coordene o final da terceira passada com o impulso e o ataque na bola no ponto mais alto. Alguns atletas preferem lançar a bola com uma das mãos.

SAQUE com efeito

denominado em inglês "spin serve", trata-se de um saque em que a bola ganha velocidade ao longo da trajetória, ao invés de perdê-la, graças a um efeito produzido dobrando-se o pulso no momento do contato.

SAQUE flutuante ou saque sem peso

saque em que a bola é tocada apenas de leve no momento de contato, o que faz com que ela perca velocidade repentinamente e sua trajetória se torne imprevisível.





2 comentários:

  1. ola vanilde estou fazendo educação fisica em sp, e gostei do que vc colocou no topo do seu blog que a educação fisica na escola é importante tbm acho. Na minha opiniao os professores devem ter uma atenção enquanto as escolas como fonte de ensino e historia da educação fisica , passar a verdadeira imagem da educação fisica e nao essa de o professor da uma bola e pronto! gostei do blog tem umas mterias legais e super faceis de entender .....

    ResponderExcluir
  2. legal pra quem e atleta eu quero ser atleta igual eles

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou Paraense, professora de educação física, morena, dedicada a tudo que me proponho a fazer, principalmente em relação ao meu trabalho, adoro a escola que trabalho e amo demais minha família... Este blog foi criado para postar o que faço de bom em minha escola e assuntos relacionados diretamente a Educação Física.