História
O volei foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.
Em 1947 foi fundada a FIVB. Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens; em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. Em 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.
Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos EUA.
A Geração que mudou a história do voleibol
A seleção brasileira medalha de prata na Olimpíada de 1984, que já tinha sido vice-campeão mundial na Argentina em 1982, começou a caminhada de sucesso que continua até os dias de hoje, 2005.
Em pé: Bernard. Xandó. Amauri. Marcus Vinicius. Badá. Fernandão. Maracá. Léo e Rui.
Agachados: William. Montanaro. Ronaldo. Bernardinho. Renan e Bebeto de Freitas.
Nos esportes colectivos, a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipe masculina de vôlei do Brasil nos Jogos de 1992. A proeza se repetiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foi a vez da seleção brasileira feminina ganhar a sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas.
O “mais” veio em 1994. Já sob a batuta de Bernardinho, o Brasil de Márcia Fu conquistou pela primeira vez um título de grande porte, o Grand Prix. Na ocasião, Fu foi considerada a melhor bloqueadora, um de seus fundamentos mais destacados. No mesmo ano, a seleção feminina foi vice-campeã mundial, perdendo apenas para Cuba na decisão.
Considerações Gerais do Jogo
Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. As equipes são divididas por uma rede que fica no centro da quadra. É necessário uma bola. O jogo começa com um dos times que devem "sacar". Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola caia no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes só era válido usar membros da cintura para cima, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário. Outra regra importante é que durante o jogo os jogadores não podem encostar na fita branca acima da rede. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola.
A Quadra
Nenhum comentário:
Postar um comentário